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Ranquear um Site? Saiba como!

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ranquear um site? saiba como

Uma pergunta muito comum no meio digital é: como o Google vai ranquear um site? Com certeza você já se fez essa pergunta e pensou sobre ela. Afinal, segundo uma pesquisa do Internet Live Stats, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Ou seja, são 1,2 trilhão de pesquisas por ano em todo o mundo.

Por isso, a preocupação crescente em obedecer os critérios considerados pelo Google para que o site apareça nos resultados da busca tem sido crescente em todo e qualquer gestor. A saber, quando falamos em “ranquear um site”, estamos falando em fazê-lo subir no “ranking” do Google, para que apareçam nos primeiros lugares quando o consumidor realizar uma busca na internet.

Mas, o que é possível fazer na prática para ranquear um site? Foi pensando nisso que preparamos esse conteúdo, rápido e dinâmico, para quem precisa fazer alguma coisa mas não tem tempo a perder. Acompanhe!

 

Por que ranquear um site?

Antes de mais nada, vamos falar aqui sobre o motivo pelo qual você precisa se preocupar em otimizar seu site para os motores de busca. Aliás, esse trabalho chama-se SEO, a sigla em inglês para Search Engine Optimization. Então, vou dar apenas 2 motivos que justificam investir tempo e energia em ranquear um site:

 

1) Porque todo mundo “Dá um Google”

Sem dúvida, a primeira coisa que fazemos quando queremos mais informações sobre algum assunto é “Dar um Google”, não é mesmo? E isso em várias situações! Por exemplo:

  • Descobrir sobre um tema ou assunto desconhecido, que pode ser uma palavra, um conceito, um conteúdo, ou até mesmo um produto ou serviço;
  • Saber como resolver um problema (e se outras pessoas têm esse mesmo desafio);
  • Conhecer as possíveis soluções para suas “dores”, por exemplo “como conviver com ruídos sonoros” (e isso vai desde uma janela especial até o uso de fones de ouvido);
  • Pesquisar sobre um fato, seja do presente ou do passado;
  • Conhecer tendências para o futuro;
  • Buscar comparativos entre empresas, produtos ou serviços, muitas vezes pesquisando a experiência dos clientes com eles;
  • Pesquisar endereços, principalmente de serviços desejados (restaurantes, consultórios, academias, etc);
  • Dentre muitas outras possibilidades!

Afinal, onde mais se procura informações com agilidade e com altas chances de se encontrar resultados verdadeiramente úteis? Hoje, sem dúvida, esse local é a internet. Sobretudo, através do celular, que é atualmente o principal meio de acesso à rede no País, usados por quase todos os brasileiros.

 

dados sobre o Google para ranquear um site

 

2) Porque existem dados de sobra que amparem essa tendência

Já falamos que hoje as pesquisas apontam que o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, o que significa uma representatividade de 92.51%. dentre todos os mecanismos de busca.

Mas, para não deixar dúvidas, vou mostrar abaixo mais alguns números que confirmam o potencial das pesquisas na internet e, conseguentemente, o porquê você deve investir em SEO:

Assim, quer você queira ou não, quer você saiba disso ou não, a realidade é: o seu cliente está no Google. Então, o que você fará diante dessa realidade? Afinal, seu site precisa estar lá para ser encontrado por quem precisa exatamente das soluções que você tem a oferecer.

 

A lógica do Google para ranquear um site

Criado em 1997 para ser uma ferramenta de busca em larga escala, o Google surgiu com o objetivo de organizar as informações disponíveis na internet a fim de entregar as melhores respostas para as pesquisas dos usuários. De fato, até hoje podemos dizer que esse mesmo objetivo permanece. E é preciso ter sempre isso em mente. Portanto, antes de falar sobre o que fazer na prática para que o seu site seja otimizado para ele, é preciso entender como o Google funciona. Vamos lá!

A saber, o Google avalia a estrutura de links do site para definir a relevância dos resultados. Além disso, considera o histórico de buscas dos usuários e o comportamento deles ao acessar aquele determinado conteúdo. Assim também, ele avalia como aquele site se relaciona com o contexto, ou seja, quais links apontam para ele e para quais links ele aponta (isso é o trabalho de link building).

Dessa forma, os conteúdos com melhor reputação e mais confiáveis são exibidos primeiro. A partir disso, origina-se um “Ranking” que ordena os links nas páginas de resultado de cada busca realizada.

Mas, por que isso é tão relevante? Simples, de acordo com uma pesquisa feita pela imFORZA, 75% das pessoas simplesmente ignoram os resultados que não estejam na primeira página dos resultados de pesquisa. Por isso, com o passar dos anos, as técnicas de SEO foram aperfeiçoadas, procuradas e implementadas pelas empresas.

 

otimização seo para google

 

Como o Google funciona? Rastrear, Indexar e Ranquear

Aqui, vou tentar explicar isso tudo de maneira bem simples.

Rastreamento

Em primeiro lugar, para exibir um novo conteúdo, é preciso que ele seja encontrado pelos motores de busca, certo? Então, é trabalho do Google rastrear a internet a todo o momento. Por causa disso, o primeiro objetivo de uma estratégia de SEO é que o site tenha uma estrutura de códigos e conteúdos que o Google consiga ler e identificar. Por exemplo, o robozinho do Google não lê conteúdos em Flash e dá preferência àqueles limpos e organizados em sitemaps.

Indexação

Em segundo lugar, após encontrar e reconhecer o seu site, o Google pode incluí-lo no banco de dados dele. Ou seja, depois que detecta informações como a idade do conteúdo, a velocidade de carregamento, as palavras-chaves, a relevância, etc, o Google terá informações suficientes para indexar o seu site. Nesse processo, com base nas informações identificadas, ele será incluído no índice do buscador, que visa organizar todos os conteúdos para que sejam facilmente encontrados nas buscas.

Ranqueamento

Por último, entra em ação o algoritmo do Google para ranquear as URLs indexadas. Aqui, vou lembrar novamente da intenção do buscador, que é entregar as melhores respostas ao usuário. Para isso é que ele coloca os links em uma ordem, colocando os mais relevantes em primeiro. A saber, toda vez que um usuário faz uma busca, em uma fração de segundos os algoritmos vasculham o índice e analisam centenas de fatores de ranqueamento  (é o que se imagina, pois o Google não revela exatamente quais são eles).

 

ranquear um site para os motores de busca

As dicas essenciais para ranquear um site

Buscadores, em suma, são máquinas de responder dúvidas. Por isso, o melhor resultado é aquele que traz a melhor resposta à busca do usuário. Não só no que diz respeito ao conteúdo, mas também na qualidade da experiência que proporciona.

Aqui, selecionamos algumas dicas essenciais para levar em consideração na hora de otimizar o seu site para que seja melhor ranqueado pelo Google:

 

Faça uma pesquisa de Palavras-chave

Sem dúvida, o uso das palavra-chaves corretas ajuda na otimização do site. Afinal, o Google sabe que as palavras têm diferentes significados e que as pessoas usam uma linguagem natural para buscarem o que precisam. Além disso, com o tempo, o motor de busca foi aprendendo que termos as pessoas usam quando querem determinado resultado. Depois, o algoritmo faz a correspondência entre o termo de busca e o conteúdo das páginas. Isto é, procura no banco de dados as páginas que são indexadas para aquela palavra-chave.

Por isso, para conseguir um bom posicionamento no Google, você deve fazer uma pesquisa de palavras chave. Aqui na Farmer fazemos isso logo na primeira etapa de qualquer trabalho, pois é com base nelas que toda a estrutura do site será construída, bem como os conteúdos, títulos, URLs e mesmo os anúncios (no Google ou Facebook) e suas respectivas páginas de destino (ou landing pages).

 

Invista na arquitetura da informação

Já falamos anteriormente de que o primeiro passo é garantir que o Google possa rastrear e indexar seu site, certo? Então, construa seu site com base na arquitetura da informação, organize os seus conteúdos em subdiretórios lógicos e adote URLs amigáveis. Além disso, é importante que você envie ao Google um sitemap, documento que mostra todas as páginas do site que ele precisa rastrear.

Embora esses termos podem causar estranhamento, é algo que pode facilmente ser implementado por uma agência de marketing digital. E fazer isso no início do processo influencia (e muito) nos resultados futuro. Vale considerar! (Vou até deixar aqui o link caso queira agendar uma reunião para conversar com a gente)

Por último, mas não menos importante, é fundamental o acompanhamento constante. Para isso, é preciso monitorar os erros de rastreamento que podem ocorrer e prejudicar o ranqueamento do site. Inclusive, há várias ferramentas que podem ajudar nisso, por exemplo o Google Search Console.

 

Tenha Conteúdo próprio e relevante

O maior objetivo do SEO é oferecer ao leitor exatamente o que ele procura, certo? Então, é natural que o Google privilegie sites que tenham conteúdo autêntico, que não seja mera cópia ou repetição de algo original. Além disso, é preciso que o texto contenha informações de qualidade, se possível com referências externas que as validem: é a velha e boa “fonte” que aprendemos a inserir nos nossos trabalhos de escola.

Outro ponto importante é que o conteúdo seja coerente com as palavras-chaves (qua abordamos no passo anterior). Ou seja, que estejam dentro do contexto no qual você quer se posicionar como referência. Por exemplo, tem uma clínica de estética? Não adianta falar sobre saúde pet ou bolsa de valores, não é mesmo?

Por último, invista nas técnicas de SEO para cada conteúdo, adotando as medidas necessárias para que ele seja otimizado. Uma ferramenta que ajuda bastante nesse trabalho é o Yoast, que lê o texto e aponta as melhorias que devem ser feitas. Assim, ele pode ser instalado diretamente no seu WordPress e “guiar” o produtor de conteúdo.

 

velocidade de carregamento interfere no google

 

 

Tenha os certificados de Segurança SSL (Secure Socket Layer)

O SSL é um protocolo de segurança que é implementado utilizando um certificado digital. A saber, ele serve para provar a autenticidade do site e garante que todas as informações trocadas sejam seguras.

Assim, para incentivar a construção de uma web mais segura, o Google considera que os sites com certificado SSL e HTTPs tenham prioridade nas buscas, já que as transações de conteúdo são criptografadas.

 

Fique de olho na velocidade de carregamento

Sem dúvida esse fator influencia muito na experiência do visitante: quanto mais rápido o site carrega, mais chances de o usuário navegar por mais páginas e se interessar por determinado produto/serviço. Afinal, nos dias de hoje, onde todos os usuários buscam agilidade, um site com carregamento rápido faz toda diferença. Sem falar, com um carregamento rápido, é improvável que as pessoas desistam de acessá-lo, o que garante o aumento do tráfego para o seu site.

Inclusive, desde 2019 a velocidade passou a ser fator de ranqueamento também para as buscas mobile (embora já fosse considerada desde 2010 para o desktop).

 

ranquear um site com link building

 

Busque a autoridade de domínio

Quanto mais você se relaciona com conteúdos do contexto onde quer atuar, mais o Google entende que você é uma autoridade naquele assunto. Sem dúvida, isso influencia diretamente no posicionamento da página. Aqui, entra o trabalho de link building, que compreende tanto links internos quanto links externos.

Os links internos direcionam o usuário a uma outra página relacionada ao conteúdo de interesse, mas dentro do seu próprio site. De fato, a vantagem aqui é que esse trabalho depende só de você: planeje os conteúdos e trabalhe para que eles se relacionem entre eles. Além de oferecer um conteúdo mais completo ao visitante, você aumenta a relevância do seu site já que ele vai navegar por mais páginas e por mais tempo.

Por outro lado, nos links externos você depende que algum outro site referencie você. Portanto, quanto mais relevante e autêntico for o seu conteúdo, maior a probabilidade que isso aconteça! Mas, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas, como trocar informações com outros sites que façam sentido para o seu público (troca de links).

 

Para ranquear um site, uma ajudinha é sempre bem-vinda!

Aqui nesse texto vimos algumas dicas essenciais para melhorar o posicionamento do seu site no Google. Com certeza, várias delas você pode começar a fazer agora! Mas, em outras, é provável que precise de uma ajudinha.

Para isso, estamos aqui à disposição! Temos bastante experiência na otimização de sites, que melhoraram muito seus resultados a partir disso e se tornaram verdadeiros cases de sucesso aqui da Farmer.

Então, clique aqui para agendar uma reunião com a gente (ou vai ali no botãozinho do WhatsApp). Podemos fazer um diagnóstico do seu site e listar as melhorias que podemos fazer para que você seja bem ranqueado pelo Google! Vamos lá?

 

priscila

Futura jornalista, fascinada por histórias de vida. Um pouco de Beatles e muito de Molejo. Ciclista ocasional. Fanática por livros e apaixonada por cachorros. Chocólatra assumida.

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